A falta de tempo é ou já foi motivo de reclamação para quase todos nós, no entanto, poucos apredendem de verdade a aproveitar o tempo, otimizar as horas de trabalho e aumentar o tempo de lazer. Pensando nisso, daremos algumas dicas de como aproveitar melhor o seu tempo e tornar a sua vida mais produtiva. O primeiro passo para gerenciar as horas de trabalho é saber o que de
fato há para fazer. Muitas pessoas sentem-se perdidas pela falta de organização
e não sabem definir ao certo quais são as atividades do dia.
Assim,
começam a trabalhar em um ritmo mais tranqüilo, mas quando chega próximo
ao fim do dia acabam atarefados demais. A dica é organizar em uma única
lista todos os compromissos do dia, os post-it ajudam a chamar a atenção, mas pela necessidade de usar vários podem atrapalhar a organização.
Estabeleça prazos e faça o máximo para cumpri-los. Deixar alguma
tarefa para última hora é o que mais nos atrasa e impede que trabalhemos
com qualidade. Portanto, comece a trabalhar naquilo que planeja
entregar com um prazo mínimo de três dias. Para quem trabalha em equipe,
vale a pena definir um dia na semana, a sexta-feira por exemplo, para
planejar em conjunto a realização de todas as atividades da
próxima semana, elegendo os compromissos mais urgentes e os que podem
ser levados com mais tranqüilidade. Outra dica importante é determinar o
tempo de realização de cada compromisso, assim você estará sempre se
policiando e evitando distrações que atrasam suas atividades.
No início do dia comece com as tarefas mais complexas, a mente está
mais relaxada e há mais disposição, o que facilita a tomada de decisões
importantes. Por fim, não esqueça de incluir no seu planejamento diário
algumas horas de descanso que devem fazer parte da sua jornada.
Resumo do dia
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