Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Como se comunicar com habilidade e clareza

 Como se comunicar com habilidade e clareza
Apesar de parecer simples, poucos têm a habilidade de se comunicar com clareza. Na maioria das vezes, a grande dificuldade não está em saber quais palavras usar, mas sim transmitir confiança para quem te ouve. Isso ocorre pelo medo de falar em público ou com o chefe, falta de ordenação na fala, dificuldade de associar informações ou até mesmo a falta de prática em um determinado assunto.
Quem lida com o assunto diariamente afirma que uma boa comunicação só é conseguida com autocrítica e bastante treino. Ninguém já nasce sabendo a se comunicar super bem, a observação é fundamental para o desenvolvimento global. Além disso, é preciso estar disposto a aprender algo que parece fácil e que muitas vezes pensamos já fazer bem. Gravar uma palestra ou um discurso seu é a melhor maneira de analisar os seus erros e definir quais são os detalhes que precisam ser trabalhados.

A falta de conhecimento sobre determinado assunto também diminui a habilidade de se comunicar e pode nos fazer cair na prolixidade, ou seja, falamos, falamos, mas não conseguimos transmitir o principal. Isso torna a comunicação chata e viciosa, sem contar que quem está ouvindo começa a se sentir incomodado, pois apesar de já ter captado a mensagem, o discurso ainda permanece. Nesse caso, o ponto a ser trabalhado é a assertividade, de forma que o indivíduo consiga ir direto ao ponto, sem rodeios e especificamente para o público alvo.
Outra dica que ajuda bastante é se colocar no lugar do ouvinte e se perguntar se a outra pessoa conseguiria entender ou se o discurso está confuso, longo e repetitivo. Em qualquer situação, a linguagem corporal de quem ouve pode nos dizer muito sobre a comunicação em si, por isso fique atento se o seu ouvinte parece incomodado, se o olhar está distante ou parece desinteressado, neste caso, é válido adiantar o discurso e chegar logo ao ponto final.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: