Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 19 de outubro de 2013

Troca de produtos Procon: Regras

 Orientações do Procon - Troca de produtos
Para você, consumidor ou fornecedor, que tem dúvidas sobre o processo de troca de produtos, saiba agora o que está disposto no Código de Defesa do Consumidor e o que deve ser feito para evitar conflitos entre ambas as partes. A regra estabelecida varia de acordo com o estado do produto, ou seja, se o mesmo apresenta algum defeito ou não.  Assim, conforme a legislação supracitada, quando o produto não possui nenhum vício, a troca só é feita se o serviço foi oferecido no ato da venda, uma vez que nesse caso é apenas uma cortesia do fornecedor.
Regras do Procon para troca de produtos, prazos etc: http://www.procon.sp.gov.br/procontroca
Dessa forma, o próprio é quem estabelece os prazos para o consumidor, mas uma vez informados, devem ser cumpridos. Geralmente essas informações constam na nota fiscal, na etiqueta do produto ou mesmo em locais estratégicos na loja.
Por outro lado, quando o produto apresenta algum defeito, a troca passa a ser uma obrigação do fornecedor. Para produtos essenciais como: alimentos, medicamentos, bem como todos os que atendam a necessidades básicas do consumidor, o prazo para troca é imediato. Se o produto não se encaixar nesse perfil, mas possui um vício cujo reparo comprometa  alguma característica ou sua qualidade, a troca também deve ser imediata.

No caso de produtos não essenciais, o fornecedor poderá corrigir o defeito uma única vez e dentro de um prazo de trinta dias. Depois desse prazo, caso o produto não seja reparado, o consumidor poderá exigir a troca por outro em perfeitas condições de uso, ou o cancelamento da compra e exigir o seu dinheiro de volta.
Em todo caso, o consumidor poderá exigir o reparo do revendedor ou diretamente do fabricante. A situação muda para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, como as realizadas pela internet, via telefone, catálogo, entre outros meios. Nesses casos, o consumidor poderá cancelar a sua compra dentro de sete dias independentemente de motivação.


Resumo do dia 

Nenhum comentário: