Manual do Consumidor, Manual do Jovem Consumidor
e Consumidor Mirim são as três cartilhas lançadas pelo Procon
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do
Norte (Procon-RN) lançou nesta quarta-feira (13) cartilhas educativas
para o consumidor do estado. Serão três tipos de cartilhas diferentes:
uma para crianças, uma para os jovens e outra direcionada ao público
adulto. Nesta primeira edição, cinco mil exemplares de cada uma delas
serão impressos e distribuídos de maneira gratuita.
O material também deve ser disponibilizado no site do Procon e em aplicativos para celulares. Cartazes e adesivos serão fixados em ambientes públicos como escolas, hospitais, supermercados e shoppings da cidade. As ações são parte de um planejamento com o objetivo de educar a consumir de maneira responsável e consciente.
O material também deve ser disponibilizado no site do Procon e em aplicativos para celulares. Cartazes e adesivos serão fixados em ambientes públicos como escolas, hospitais, supermercados e shoppings da cidade. As ações são parte de um planejamento com o objetivo de educar a consumir de maneira responsável e consciente.
Algumas
mudanças no órgão foram destacadas pelo coordenador geral Ney Lopes
Júnior. O Procon passa a atender o reclamante em dois períodos (manhã e
tarde). A linha direta de atendimento por telefone através do número 151
para telefones fixos já está disponível. O atendimento ao consumidor
que procura o Procon foi modificado. "Agora o Procon tenta um acordo
imediato por telefone com a gerência do estabelecimento que chamamos de
atendimento preliminar.Depois enviamos uma Carta de Informação
Preliminar à empresa e por último fazemos uma audiência de conciliação",
afirma Ney Lopes Júnior.
A próxima ação do órgão deve ser a implantação do Procon Móvel. Esse serviço visa levar os atendimentos ao consumidor para as cidades do interior do Rio Grande do Norte. Estão previstas ainda a realização de palestras educativas dando orientações sobre o consumo responsável e os direitos do comprador. Ney Lopes Júnior também planeja a modernização do Procon para que o consumidor possa fazer todos os procedimentos pela internet. Segundo ele, essa modernização já está em fase de projeto. "O consumidor envia sua queixa por email, o Procon recebe e a encaminha à empresa. Caso não haja acordo, a audiência também deverá ser de maneira virtual", diz.
A governadora Rosalba Ciarlini assegurou a construção da nova sede do órgão, já o Corpo de Bombeiros condenou a instalação atual no bairro Ribeira. "Já garantimos os recursos para a construção de uma nova sede. Estamos equipando e melhorando a estrutura. O Procon é um órgão muito importante na defesa do consumidor", comentou a governadora.
Resumo do dia
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