O Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI aumentou para os carros no primeiro dia do ano de 2014. As novas alíquotas
permanecerão com o incremento atual até 30 de Junho, quando o governo
avaliará se haverá um novo aumento para igualar o imposto ao que era
cobrado em 2012, antes do início das sucessivas reduções que
incrementaram as vendas no setor.
Para os carros populares de até mil cilindradas, 1.0, a
alíquota que estava em 2% subiu para 3% no início do ano. Em Julho, se
houver um novo aumento, a alíquota deverá alcançar a casa dos 7%. Para
carros com motor entre mil e duas mil cilindradas, 1.0 e 2.0,
da categoria flex, ou seja, que funcionam a álcool ou a gasolina, a
alíquota de IPI passou de 7% para 9%, podendo retornar a faixa dos 11%
se houver um novo aumento no segundo semestre. Já os automóveis com o
mesmo motor que o mencionado anteriormente, mas que funcionam apenas com
gasolina, o imposto foi de 8% para 10%. Com um novo aumento, a alíquota pode chegar aos 13%.
Os veículos utilitários passaram a ter IPI de 3%, até o final
do ano passado, porcentagem que era de 2%. Caso o governo aumente
novamente o imposto, esta poderá subir para 8%. Utilitários usados para transporte de carga, não houve mudança na variação, mas se houver uma nova alta, a alíquota passará a ser de 4%.
Em Maio de 2012, após sucessivos aumentos no imposto, o governo
esteve diante de uma situação difícil, quando os estoques de veículos
aumentavam nas concessionárias, o setor estava com um número de vendas
bastante reduzido e já ameaçava demissões em massa. Para tentar
reverter esse quadro e estimular as vendas, foi determinada uma redução
na alíquota. Para os carros 1.0, o imposto foi zerado, para os demais,
foi reduzido. No entanto, durante 2013 o imposto voltou a aumentar e
esse ano pode voltar aos patamares anteriores.
Resumo do dia
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