
Por Cley Scholz
O Dia do Fusca é comemorado pelos fãs brasileiros neste dia
20 de janeiro. Desde 1959, 3,1 milhões de fuscas foram produzidos no
Brasil e muitos ainda circulam pelo País em boas condições. Confira: A história de um ícone da indústria automobilística . Popular. O ‘carro do povo’ foi projetado pelo
engenheiro Ferdinand Porsche com o apoio do ditador Adolf Hitler. O
carro deveria carregar uma típica família alemã da época, com dois
adultos e três crianças, e alcançar velocidade média de 100 quilômetros
por hora sem gastar muito. O carro teria de carregar três soldados e uma
metralhadora. E não poderia custar mais que uma motocicleta.
Quanto tempo o Fusca demora para afundar? Veja o comercial:
História. O contrato de produção foi assinado em
1934 e o carro começou a ser fabricado em série em 1940.O modelo começou
a ser importado para o Brasil em 1950. Diante do sucesso, o carro
passou a ser montado no Brasil a partir de 1953, na antiga Brasmotor, em
São Bernardo do Campo.

Nacionalização. A
produção nacional começou em 1959, com 54% de nacionalização das peças.
Avolkswagen do Brasil desistiu de produzir o modelo em 1986, mas o
modelo voltou em 1993 com incentivos concedidos pelo então presidente
Itamar Franco.
As vendas ficaram abaixo do esperado
por causa da concorrência de outros modelos populares, como o Uno Mille,
da Fiat, e o Corsa, da General Motors. O carro saiu definitivamente de
linha em 1996, com 47 mil unidades produzidas no período de sobrevida.
O Estadão / Radar da Propaganda
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