Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Perigos do formol

 Perigos do formol
Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa já ter proibido o uso do formol, muitos cabeleireiros profissionais ainda aplicam produtos que trazem como base a substância. A realidade é ainda pior do que imaginamos, pois muitas indústrias ainda produzem e comercializam alisamentos, progressivas e afins que trazem o formaldeído, ativo base do formol, bem acima da limitação permitida pela Anvisa – 0,2%. Mas, os perigos já estão mais do que comprovados e quem ainda persiste em usar formol está expondo sua saúde a grandes riscos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o formaldeído é comprovadamente uma substância cancerígena e entra em contato com o organismo através de vias como a pele e o sistema respiratório. Quando está em grandes concentrações ou quanto maior for a sua frequência de uso, a substância é capaz de produzir células que dão origem a tumores. Pesquisadores explicam que também ocorre uma dissolução das proteínas que formam o corpo humano, por isso que no cabelo, o resultado é o alisamento.

Mas, esse processo não se limita apenas aos fios capilares, onde o produto é aplicado. As vias respiratórias, também expostas, podem ser atingidas por inflamações que começam no nariz e passa para os órgãos próximos até chegar ao pulmão. Os sintomas iniciais são tosse, falta de ar e ressecamento da mucosa. Entretanto, o que acontece é que como o formol deixa as vias aéreas mais vulneráveis, bactérias e vírus se aproveitam do quadro e provocam doenças infecciosas.
Analisando a forma de ação da substância, fica claro que há maior risco para quem trabalha com o formol, pois lidam com o produto com maior frequência. No entanto, os usuários também estão expostos e podem desenvolver todos os problemas mencionados acima. A dica para estes é pedir informações sobre o produto que será utilizado no seu cabelos, e se for o caso até pedir a embalagem para ler o rótulo e verificar a composição do produto.

Resumo do  dia

Nenhum comentário: