Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 13 de março de 2014

Novo coquetel AIDS do SUS 2014

 Novo coquetel AIDS do SUS 2014
A utilização de coquetéis em pacientes portadores do vírus HIV já é comum, no entanto a associação de novas drogas traz novos resultados e representa uma esperança para aqueles que lutam pela vida.  Quem depende do sistema público de saúde infelizmente não tem muitas opções e tem que seguir o único tratamento que lhes é disponibilizado, mas a última notícia dada pelo governo federal foi bastante animadora para quem utiliza esse serviço.

Um coquetel que associa tenofovir e lamivudina, duas drogas usadas para tratamento de pacientes com AIDS, deverá começar a ser distribuído pelo governo já neste mês. A chegada do medicamento combinado no SUS é aguardada há muito tempo, mas houve problemas com a parceria feita com o laboratório que produziria as drogas na ocasião. De acordo com o infectologistas, as drogas trazem menos incômodos, tornam a vida do paciente mais prática e com menos doenças oportunistas.

O laboratório Blanver é o desenvolvedor da combinação entre as drogas no Brasil e será o responsável por transmitir a tecnologia de produção para o Farmanguinhos, laboratório público que desenvolverá o coquetel para o SUS. Mas, questões burocráticas ainda estão sendo resolvidas para que a produção e distribuição comecem. Desde o anúncio feito pelo Ministério da Saúde até o momento, aguarda-se que a Anvisa  conceda o registro de produção para o Farmanguinhos.
A expectativa é grande, considerando que há mais de trezentos mil portadores do vírus em tratamento no SUS. A maioria deles já faz uso de coquetéis, mas muitos ainda sem uma dessas drogas. Atualmente, o tratamento é feito com medicamentos antirretrovirais, sendo que a primeira linha de tratamento é definida por três medicamentos: tenofovir, lamivudina e efavirenz. Em casos especiais poderão ser utilizados o AZT, o abacavir ou a didanosina. Todos possuem como objetivo final melhorar a qualidade e a expectativa de vida.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: