Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 13 de março de 2014

Programas da Receita Federal 2014: Carnê-Leão, Ganhos de Capital

Programas da Receita Federal 2014 - Carnê-Leão, Ganhos de Capital
Os programas Carnê-Leão, Ganhos de Capital (GCAP), Livro-Caixa da Atividade Rural e Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira da Receita Federal já foram liberados em uma versão 2014. Todos aqueles que se encaixam nos perfis de cada programa já podem começar a utilizá-los para a declaração do Imposto de Renda – IR a ser declarada em 2015.
Todos esses programas facilitam a vida dos contribuintes de várias formas, uma vez que será possível manter o controle dos ganhos sem atrasar o recolhimento do imposto de renda, emitir o Documento de Arrecadação das Receitas Federais – DARF, para pagar o referido imposto e importar todos os dados para a Declaração de Ajuste Anual do ano seguinte. Confira a seguir quais são os contribuintes que podem utilizar tais programas.
O Carnê-Leão foi criado para calcular o IR incidente sobre rendimentos recebidos de pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior. É a opção para proprietários de imóveis residenciais alugados, o programa irá calcular o IR devido sobre os aluguéis recebidos. O GCAP por sua vez, é utilizado para apurar o ganho de capital e do respectivo IR que incide sobre alienação de bens e direitos de qualquer natureza, incluindo o recebimento de parcelas de vendas a prazo, realizadas em anos anteriores, mas que ainda não acabaram. Este programa é destinado primordialmente a todos que vendem imóveis por preços maiores do que os de compra, caso em que há ganho de capital.
Já o Livro-Caixa da Atividade Rural, como o próprio nome já diz, é específico para as pessoas que desenvolvem atividades rurais no país. O programa Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira deve ser utilizado pelo contribuinte que obtiver ganhos sobre: alienação de bens ou direitos e resgate de aplicações financeiras, desde que todos tenha sido adquiridos em moeda estrangeira e alienação de moeda estrangeira mantida em espécie.

Resumo do dia

Nenhum comentário: