Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 14 de março de 2014

Tipos de leite: Integral, desnatado, semi-desnatado

 Tipos de leite: Integral, desnatado, semi-desnatado
O leite é uma das melhores fontes de proteína e cálcio, além de fornecer a energia que o nosso corpo precisa para realizar todas as atividades do dia a dia. Conheça agora um pouco mais sobre os mais diversos tipos de leite e saiba como escolher aquele que melhor atende as suas necessidades entre os disponíveis nas prateleiras. Quanto ao teor de gordura que possuem, o leite pode ser classificado basicamente em: Integral, que contém no mínimo um teor de gordura de 3%, Semi-desnatado, com teor de 2,9 a 0,6% e Desnatado, com no máximo um teor de gordura de 0,5%.
O leite enriquecido com vitaminas geralmente contém as vitaminas A, D, B6, B12, C, E, além de elementos como o ácido fólico e a nicotinamida. O enriquecido com ferro, possui este nutriente além daqueles que naturalmente já estão presentes no leite, a quantidade de ferro pode variar de 0,8 a 3 mg por 100 ml.

Algumas empresas também fornecem leite enriquecido com cálcio, devido a importância deste mineral para o nosso organismo. Outras, investem no leite com ômega, ácidos graxos poliinsaturados e não são produzidos pelo organismo, que favorecem principalmente o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, regulando, assim, a fluidez do sangue e controlando a pressão arterial.
Quanto a forma de obtenção e preparo, o leite é classificado basicamente em tipo A, B e C. O leite tipo A é aquele obtido da ordenha completa e ininterrupta, com teor de gordura integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado, sendo produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado Granja Leiteira. Já o tipo B é obtido da ordenha completa, ininterrupta e refrigerado na propriedade rural leiteira a 4ºC. Depois disso, o leite é transportado para o estabelecimento industrial e submetido a pasteurização, quanto ao teor de gordura, este também pode ser integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado. O tipo C é obtido da ordenha completa e ininterrupta e que não foi resfriado na propriedade rural leiteira e entregue à industria até as 10:00 horas do dia da sua obtenção. É transportado para o estabelecimento industrial e submetido a pasteurização e possui o mesmo teor de gordura que os demais.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: