Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Olheiras podem ser sinal de cansaço

 
Por Isaac Ribeiro repórter
Não tem jeito. Basta uma noite mal dormida que no outro dia elas estão lá, escuras, pesadas, denunciadoras. Sim, as olheiras podem ser sinal de cansaço  e poucas horas de sono. Mas não só isso. As marcas profundas e arroxeadas abaixo dos olhos podem ser consequência de vários fatores: saúde debilitada, estresse físico e emocional, excesso de sol, abuso de álcool e cigarro, má alimentação ou herança genética. Para acabar com elas ou pelo menos amenizá-las , mudança de hábitos ou alguns truques estéticos.

O tom escuro na área abaixo dos olhos é causado pela ação da melanina, que dar cor à pele, podendo ser hereditário ou resultado da dilatação dos vasos dos olhos, levando mais sangue ao local e intensificando a pigmentação, já que os glóbulos passam por uma transformação química, tornando-se uma espécie de depósito de pigmentos do mineral ferro, deixando a região escurecida.

Saiba mais


Tem gente que se preocupa, seja por vaidade ou por questões profissionais – apresentadores de TV, atores e atrizes, modelos -, mas há quem nem ligue e faça das olheiras o seu charme pessoal.

De acordo com a dermatologista Juliana Rabelo, além do aumento de vascularização e da deposição de pigmentos endógenos (da própria pessoa), as olheiras podem ser acentuadas quando o sulco abaixo da pálpebra inferior é mais profundo, uma característica genética. “Mas o mais comum é que haja uma associação desses fatores.”

Estética do cansaço

Você pode estar até bem, disposto, mas se estiver com olheiras escuras e profundas, pode levantar a suspeitas de que está cansado ou que passou a noite na farra. E é bem provável que seu chefe olhe para você com certa desconfiando, analisando sua produtividade durante o dia. Sim, as olheiras podem comprometer sua postura profissional. E isso se acentua em profissionais com contato direto com o público — apresentadores de tevê, modelos, atores e atrizes.

De acordo com a técnica em estética, Lidiane Vasconcelos, olheiras comprometem muito a expressão feminina, principalmente. E quanto mais escuras e profundas, pior a situação. “São vários tipos de olheira. Tem com cavidade, tem gente que não tem o olho profundo mas tem uma olheira muito escura, pelo acúmulo de vasos. Em quem fuma muito, acentua. Enfim, e isso dá um aspecto pesado à pessoa; parece que ela está sempre triste e cansada, que está com a pele envelhecida.”

A esteticista diz haver uma grande variedade de produtos no mercado para a correção de olheiras, todos com efeitos semelhantes. Diferentes mesmo são os preços, que podem ir de  6 reais até R$300. “Óbvio que quanto melhor o produto, significa que ele envolveu mais tecnologia; consequentemente, ele é mais caro. Mas tem produtos em conta”, comenta Lidiane.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: