Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 8 de novembro de 2014

Cinquentinhas serão emplacadas e Semob fiscalizará a partir de janeiro

Criminosos utilizam veículo para praticar crimes
Foto: José Aldenir, Alessandra Bernardo
Os proprietários de veículos ciclomotores, as populares cinquentinhas, devem procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para providenciar o registro, licenciamento e emplacamento destes, para poderem circular nas vias públicas de Natal. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (07), está valendo para quem adquirir uma unidade a partir deste final de semana. Quem já possui uma terá um prazo de até 18 meses para se regularizar. As fiscalizações começam em janeiro de 2015.
Segundo o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Rogério Leite, o objetivo é disciplinar o uso das cinquentinhas e melhorar o trânsito no município, diminuindo a quantidade de acidentes envolvendo este tipo de veículos em Natal. Isso porque é grande o número de irregularidades cometidas por quem guia um ciclomotor, com desrespeito às normas de segurança de trânsito e iminente riscos de desastres e consequências graves aos envolvidos.

“Vai melhorar muito, porque o que vemos hoje são pessoas guiando cinquentinhas e cometendo todo tipo de infrações, desrespeitando as leis e colocando a vida de todos em risco de acidentes e mortes. Sem contar na economia na área de saúde, que é muito alto quando se trata de vítimas de trânsito, que passam meses em tratamento, podem ficar com sequelas graves e até morrer. O objetivo maior é garantir a integridade de pedestres, motoristas e motociclistas”, afirmou.

Rogério explicou que as ações de fiscalização só devem começar no início do próximo ano, porque os dois órgãos ainda estão finalizando o convênio para dar início pleno às atividades. “Estamos preparando nossos agentes e também o reboque específico para uma eventual remoção do veículo, o que acredito que deve acontecer principalmente no início das ações, enquanto as pessoas estiverem se adequando. Mas, com certeza, não mudará muito a rotina na secretaria”, disse.

Pelo projeto, aprovado no final de junho passado pela Câmara de Vereadores de Natal, quem comprar ciclomotor a partir de agora na Capital, terá 30 dias para providenciar registro e licenciamento do veículo junto ao Detran. A necessidade é decorrência de convênio celebrado entre o órgão de trânsito do Município, com interveniência da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o órgão de trânsito do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (SIN), cujo extrato foi publicado nesta sexta-feira, 07, no Diário Oficial do Estado.

No final do último mês de junho, os vereadores de Natal aprovaram projeto de lei para disciplinar o uso dos veículos ciclomotores até 50 cilindradas, uma iniciativa construída após um grande debate articulado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania, Semob, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e concessionárias.

Além de possibilitar uma maior ordenação do trânsito na Capital, segundo Rogério, a nova regra contribuirá também para a melhoria na segurança pública já que muitos criminosos usam o veículo para praticar seus crimes e fugir, apostando na impunidade, já que trafegam livres e sem possibilidade de identificação. “Vai melhorar muito, em vários aspectos, por isso, foi bem recebida”, falou. 
Fonte: Lajes Notícia RN

Nenhum comentário: