Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Álcool também prejudica a saúde bucal

Cuidado com abusos álcoolicos nas festas de Natal e Ano Novo, sua saúde bucal pode sair prejudicada! De acordo com o jornal britânico Daily Mail, apenas 16% das pessoas consideram o efeito do álcool para a saúde bucal, mas, segundo os dentistas, uma única taça de vinho pode causar boca seca, mau hálito, diminuir o cálcio dos dentes e, ainda, estar associado a um maior risco de câncer de boca. Veja alguns danos do álcool à saúde bucal. 
Cáries
Drinks muito doces, como batidas com leite condensado, licores pegajosos e, até mesmo, caipirinhas carregadas de açúcar podem ser deliciosos, mas o excesso de açúcar presente nestas bebidas é um perigo para a saúde bucal. Se você combinar bebidas alcoólicas, que já são ácidas, com açúcar, o resultado é ainda mais prejudicial. A bactéria presente na boca alimenta-se por meio deste açúcar e libera um ácido como subproduto, fortalecendo o processo de cárie dentária.  Pode parecer estranho, mas, neste caso, um drinque cremoso é uma opção melhor porque é doce, mas não é ácido. Outra boa opção são os coquetéis sem gás à base de vodca. Depois de beber, espere pelo menos uma hora e meia antes de escovar os dentes, pois isso irá permitir que a superfície de esmalte endureça e não seja desgastada na hora da escovação. Outra dica dos especialistas é usar um canudo para beber – assim, o líquido praticamente passa despercebido pelos dentes.

 
Acidez em excesso 
Quando colocamos algo ácido em contato com a boca, ele amolece o esmalte e enfraquece a estrutura dentária, fazendo com que a camada protetora de cálcio que fica na superfície dos dentes comece a se dissolver, deixando os dentes mais expostos, o que causa sensibilidade e dor. A maioria das bebidas álcoolicas são extremamentes ácidas. O vinho seco é mais ácido que o tinto, embora nenhum deles seja muito favorável para os dentes. Os espumantes, no entanto, são as piores opções, já que suas bolhas são feitas de dióxido de carbono, que apresenta bastante acidez. Uma dica para diminuir o ácido das bebidas é incluir um cubo de belo. Enxaguar a boca também é uma boa pedida depois de alguns drinques.
 
Mau hálito
O álcool desidrata o corpo, incluindo a boca, e também é diurético, o que acaba reduzindo o fluxo de saliva. A saliva ajuda no combate à bactéria na boca, que, quando está seca, ajuda na proliferação dos microorganismos que levam à placa e, consequentemente, ao mau hálito. Já a placa aumenta o risco de cárie, assim como o de doenças na gengiva. A dica, neste caso, é intercalar os drinques com água e continuar se hidratando ao chegar em casa. Chicletes livres de açúcar também ajudam a umedecer a boca e estimular a produção de saliva. 

Manchas e dor
Além do desgaste do esmalte - que causa sensibilidade e dor -, bebidas escuras, como vinho e café, têm muita pigmentação, o que ajuda a escurecer os dentes. Se o seu dente é manchado, você pode resolver isso com a escovação, mas não escovando demais, senão pode acabar tirando ainda mais o esmalte. Se o quadro estiver grave, procure um especialista ou faça um clareamento com um profissional.

Risco de câncer 
Entre pacientes que tem câncer de boca, 80%  afirmam que são consumidores frequentes de álcool, de acordo com o Cancer Research UK. Os especialistas reforçam que o hábito combinado ao tabagismo aumenta o risco em até 30%. Isto porque o álcool tem efeito direto nas células que revestem o interior da boca, incluindo as gengivas e bochechas.


Disponível em: https://br.mulher.yahoo.com/fotos/%C3%A1lcool-tamb%C3%A9m-prejudica-a-sa%C3%BAde-bucal-1419253092-slideshow/ 

Nenhum comentário: