Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como estimular a criatividade nas crianças

 Como estimular a criatividade nas crianças 
Formar um adulto criativo, autônomo, expressivo e pronto para lidar com os desafios, é uma das grandes dificuldades encontrada no processo de formação infantil. De acordo com educadores, o ponto chave é permitir incentivar a criatividade, a liberdade de expressão, seja através de desenhos ainda descoordenados, músicas e histórias inventadas, modelagens, entre tantas outras atividades que permitem que a criança vá mais além do que já está efetivamente pronto ou criado.

É importante destacar que cada fase vivida pela criança desde o seu nascimento até atingir a idade adulta é estimulada de maneiras diferentes. Assim, é dito que diferentes cores, sons e movimentos que ajudam a disciplinar a coordenação motora e terá maior impacto em bebês de zero a oito meses. Até os doze meses de vida, atividades que envolvam diálogos são mais proveitosas e ajudam a despertar nas crianças mais interesse pelo uso de expressões que os pais também possam entender.

A partir de 1 ano de idade, as crianças devem ser estimuladas com brinquedos e objetos um pouco mais complexos, que as incentive a ter ideias próprias. Recomenda-se o uso de massinhas de modelar, bolas, blocos de madeira, tintas, colas, canetas e lápis de escrever e de colorir. Neste último caso, vale a pena lembrar a importância de se oferecer uma folha em branco para que a criança desenhe o que quiser, ao invés de já dar-lhes figuras prontas para colorir. Com essas atividades, a criança terá a oportunidade de reproduzir os seus pensamentos.
Mesmo que os desenhos não representem a realidade, reconheça o esforço dispensado para fazê-lo, parabenize a criança e a incentive a continuar.  Música, leitura e teatro são excelentes aliadas da criatividade no desenvolvimento infantil, por isso busque sempre levá-la para assistir peças e musicais, se possível, deixe que a mesma interaja com outras crianças no local.

Resumo do dia

Nenhum comentário: