Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Queloide – Como tratar

  
O queloide é uma cicatriz grossa, de alto relevo e geralmente avermelhadas que causam coceira e dor em alguns casos. As principais causas incluem: acne, queimaduras, pequenos arranhões, cortes cirúrgicos, feridas traumáticas, vacinas, entre outros ferimentos que geram uma cicatriz imperfeita decorrente de uma resposta de dano cutâneo intenso próprio do organismo. Negros e asiáticos possuem mais predisposição para o aparecimento das queloides, mas isso não significa que pessoas brancas estão livres do problema.
Além disso, algumas regiões do corpo são mais susceptíveis à formação desse tipo de cicatriz. A região do esterno, braço, ombros, orelhas e bochechas, são algumas elas. Infelizmente, não como prever o surgimento de uma queloide e assim, barrar o seu crescimento. Na maioria dos casos, ela começa a crescer e alterna períodos de cessação do crescimento.
Apesar de não ser nenhum tipo de doença grave que causa disfunções importantes, a queloide incomoda bastante que a possui durante o seu período de crescimento. Sem contar que quando surge em regiões que são comumente expostas, a autoestima é afetada e a pessoa começa a ter vergonha de usar determinados tipos de roupa para não mostrá-la.
De acordo com dermatologistas, o ideal é que o tratamento seja feito durante o período de inatividade da queloide, uma vez que as chances de reicidivas são grandes, mesmo com a realização de procedimentos cirúrgicos. Assim, quando a cicatriz apresenta coceira, dor e prurido, recomenda-se a adoção de medidas que irão diminuir os desconfortos, como a aplicação de corticoides ou a compressão elástica.
Na fase correta para tratar, ou seja, de inatividade tecidual, o paciente será apresentado a uma série de condutas terapêuticas, sendo que a escolha da mais apropriada dependerá do seu tipo de pele, tamanho da queloide e outras variáveis. Entre as mais utilizadas atualmente estão: radioterapia local ou a betaterapia (um tipo de radioterapia), uso de placas de silicone, injeções de corticosteroides, fitas oclusivas de corticosteroides, cirurgias redutoras, terapia fotodinâmica e criocirurgia, que promove um congelamento local.

Texto: Resumo do dia
Imagem: Google imagens 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá também tive queloide, quem quiser ver meus relatos.... http://www.genayane.blogspot.com.br/