Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Leite pasteurizado faz mal?

 Leite pasteurizado faz mal?
O leite pasteurizado, em perfeito estado de conservação, não faz mal à saúde e pode ser consumido sem riscos. O processo de pasteurização consiste em promover um nível de aquecimento, geralmente 65º, onde todos os microrganismos patogênicos presentes no leite natural são destruídos, tornando-o possível o seu consumo e conservação.
A pasteurização não pode alterar características físicas, químicas ou orgânicas que diminuam o valor nutritivo do leite, por isso durante o preparo, busca-se um equilíbrio a ponto de garantir que os seus nutrientes estejam o mais próximo possível do leite natural, mas sem os microorganismos que podem trazer prejuízos à nossa saúde ou o tornar mais perecível. Pois é, mas é quase impossível que durante a pasteurização bactérias lácticas benéficas não sejam eliminadas. Além disso, o sabor do leite é modificado e a sua proteína principal é desnaturada o que dificulta a produção, a partir deste, de seus derivados, como o queijo.

Há três tipos de leite pasteurizado disponível no mercado: A e B, com mais de 3% de gordura, e o C com teor de gordura menor que 3%. Os três possuem uma quantidade significativa de vitamina B, que não é perdida durante o processo de pasteurização. Apesar de ser conservável, o leite pasteurizado deve ser consumido em até no máximo sete dias após a sua fabricação. A partir daí, os lactobacilos começam um processo natural de acidificação, que estraga a sua composição. Durante esse período, o leite deve permanecer refrigerado, uma vez que quanto mais tempo ficar exposto à temperatura ambiente, mais rapidamente dar-se-á início ao processo de acidificação.
Outra dica para aproveitar todos os benefícios do leite pasteurizado é não ferver antes do consumo. O processo de fervura promove a desnaturação proteína, o que diminui ainda mais o seu valor nutritivo. Portanto, leve-o ao fogo, se preciso, mas não deixe ferver.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: