Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 27 de março de 2014

Como fazer treino em circuito – Benefícios

 Treino em circuito - Benefícios, como fazer
O treinamento em circuito é ideal para quem já pratica atividades físicas, mas quer perder peso, mantendo e aumentando a massa muscular. O treino consiste basicamente de uma mistura entre aparelhos de musculação e exercícios aeróbicos, realizados de forma rítmica e sem intervalos. Os exercícios são dispostos em estações e o tempo é determinado pelo profissional que acompanha o treino. O número de aparelhos que serão utilizados vai variar de acordo com a combinação usada pelo professor e com os seus objetivos de treino. 
Mas, em geral, são utilizados: step, cama elástica, halteres, corda, saco de boxe, caneleira, colchonete, bastão, power rubber e fitbal, entre outros. Mesmo com tanta variedade, o treino completo não passa de trinta minutos.

O gasto calórico em pouco tempo é o ponto chave do circuito, pois a intensidade de exercícios associado a redução do tempo de descanso, faz com que o corpo trabalhe de forma intensiva e utilize tecido adiposo para produzir energia. Todas as regiões do corpo são trabalhadas em basicamente dois tipos de exercícios, aeróbicos e neuromusculares ou anaeróbicos. Os benefícios são percebidos em um período menor de tempo, uma vez que os resultados são rápidos. A depender da regularidade dos treinos, é possível perder até 600 calorias por aula.
Entre outros pontos positivos do treinamento em circuito, podemos destacar a sua facilidade de realização, que permite ainda uma maior variedade de ambientes, como: praias, praças e parques. Quem preferir poderá realizá-lo em grupo, o que ajuda a concluir todas as etapas com o incentivo dos companheiros. Geralmente são utilizadas de seis a quinze estações, de forma progressiva. Assim, quem começar os circuitos hoje fará um “percurso” menor, progredindo a medida que ganha mais condicionamento. O profissional que monta o circuito poderá agrupar os exercícios com base nos grupos musculares ou ainda intercalando aeróbicos com anaeróbicos.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: