Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Lesão muscular, luxações – O que fazer, Tratamento

 Lesão muscular, luxações - O que fazer, tratamento
Lesões musculares e luxações são bastante comuns entre atletas e praticantes de atividades físicas, mas quando não são tratadas da forma correta podem trazer repercussões negativas, além de déficits na função do membro comprometido. Mas não são apenas os atletas que sofrem com esses problemas, uma vez que essas lesões também são comuns em diversos traumas, principalmente em idosos, que possuem uma maior propensão a apresentarem problemas no sistema músculo esquelético.

A luxação é uma lesão que provoca um desalinhamento e afastamento das extremidades ósseas que formam uma determinada articulação. Esse desencaixe pode ser causado por uma pressão intensa, que deixará o osso numa posição anormal ou ainda por uma contração muscular brusca, nos casos mais graves pode haver uma ruptura dos ligamentos. Os sinais e sintomas mais comuns são: dor intensa, deformidade grosseira no local da lesão e a impossibilidade de movimentação. O primeiro passo a ser tomado é imobilizar a região lesada, sem o uso de tração para não aumentar o deslocamento entre as estruturas ósseas, o uso de gelo também é indicado para diminuir o edema que surgirá na região. Em seguida deve-se encaminhar a pessoa que sofreu a luxação a um pronto socorro para verificar se houve fratura.

A lesão muscular mais comum é o estiramento do músculo, uma lesão indireta frequente entre corredores durante treinos de velocidade. A causa geralmente é um alongamento das fibras musculares além de sua capacidade normal de trabalho, e que decorre de ciclos intensos de contração e relaxamento daquele músculo envolvido. A região muscular mais acometida é a região da junção músculo-tendínea, área de menor resistência do músculo, ou ainda na inserção do tendão ao osso, sobretudo em situações em que o músculo não está adequadamente alongado e portanto despreparado para aquele esforço físico.
O tratamento inicial é feito com aplicação de gelo na região acometida em ciclos de 10 a 15 minutos, com bolsa envolvida por tecido para proteção da pele. O membro deve permanecer elevado e em repouso nas primeiras horas.

Resumo do dia 









Nenhum comentário: