Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Métodos anticoncepcionais

 Métodos anticoncepcionais
Os métodos anticoncepcionais existentes atualmente possuem eficácia, quando usados da maneira correta e seguidos conforme a devida orientação. Assim, é possível que os casais façam um planejamento familiar para terem o número de filhos que quiserem, evitando surpresas desagradáveis. Com exceção da camisinha, todos os demais métodos anticoncepcionais devem ser utilizados após orientação médica, que irá definir o melhor tipo de acordo com as suas necessidades. Entre os métodos classificados como muito seguros estão: a pílula anticoncepcional, injeção anticonceptiva, DIU – Dispositivo Intra Uterino, Implante anticoncepcional, Endoceptivo, Vasectomia e a Laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas.
A pílula é o mais popular, com um índice de falha de apenas 0,1% o composto é feito por hormônios similares aos que a mulher produz normalmente, a progesterona e o estrógeno, a sua ação promove a inibição da ovulação, assim o óvulo não é fertilizado pelo espermatozóide e a gravidez não ocorre. O medicamento deve ser usado diariamente, de preferência na mesma hora e de acordo com a orientação expressas na bula.

As injeções intramusculares anticonceptivas também possuem um índice de falha pequeno, aproximadamente 0,2%,  devem ser tomadas a cada um ou três meses e sua composição também faz com que a mulher não ovule, impedindo dessa forma a gravidez. A vasectomia e a laqueadura também são comuns, mas são indicados para homens e mulheres que não querem ter mais filhos.
Entre os métodos classificados como seguros estão: a micro pílula, camisinha masculina e feminina e o diafragma. Destes, a camisinha além de ser eficaz para evitar a gravidez, ainda oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e é de fácil aquisição.
Já os métodos considerados pouco seguros incluem os espermicidas, a tabelinha, o coito interrompido e a pílula do dia seguinte. Todos esses possuem índice de falha de até 20%, sendo a tabelinha especialmente indicada para quem quer engravidar e não o contrário.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: