Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 18 de maio de 2014

Exames ginecológicos e importância

 Exames ginecológicos e importância
A partir de uma certa idade, existem alguns exames ginecológicos que devem começar a fazer parte da rotina de todas as mulheres. De acordo com a recomendação de ginecologistas, tais exames precisam ser realizados, no mínimo, uma vez ao ano, a partir da primeira relação sexual. Portanto, fiquem atentas aos exames descritos em seguida e consulte um ginecologista de sua preferência, para que o mesmo possa prescrevê-los para você. O papanicolau é um dos exames que devem ser feitos anualmente por mulheres saudáveis.  Este exame é fundamental na prevenção do câncer de colo do útero e consiste num raspado das células do colo e do canal cervical.
Todo o procedimento é bastante simples e geralmente  é realizada durante um exame ginecológico de rotina. Além disso, o papanicolau também diagnostica infecções diversas e causadas pelo HPV, vírus que apresenta tipos potencialmente carcinogênicos.

O ultrassom pélvico é importante para identicar alterações como pólipos, miomas, cistos e nódulos no útero e nos ovários. Já o rastreamento infeccioso, igualmente importante, detecta sífilis, hepatites e o HIV no organismo. A colposcopia é o exame que que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, além disso também são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas. Através dele é possível diagnosticar diversas lesões, benignas ou malignas.
A citologia e microflora vaginais também devem fazer parte dessa rotina de exames, uma vez que são capazes de diagnosticar um eventual câncer antes de ele se instalar. Esses exames também são capazes de auxiliar na prevenção de tumores na mama, nos ovários, no útero e nas trompas. A mamografia é prescrita a cada dois anos para mulheres com mais de 35 anos e todos os anos para mulheres a partir dos 40, sendo de fundamental importância devido ao elevado número de mulheres com câncer de mama atualmente.
Todos esses exames devem fazer parte da vida de toda mulher, a maioria deles são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto se você está em falta com a sua própria saúde, procure um ginecologista e faça todos os exames ginecológicos necessários.


Resumo do dia 

Nenhum comentário: