Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Assaduras em bebê – O que fazer, como prevenir

 Assaduras em bebê - O que fazer, prevenir
As assaduras são um dos problemas mais comuns em bebês e que incomodam os pequeninos e os pais que muitas vezes não sabem como evitar essa irritação nos primeiros meses de vida. Para os pais de primeira viagem e que lidam com o problema pela primeira vez, a assadura é uma forma de reação inflamatória da pele causada pelo contato constante com substâncias irritantes produzidas por urina e fezes, que ficam retidas na fralda.

Inúmeros fatores contribuem para o desenvolvimento das temidas assaduras, cujos sinais iniciais que são a vermelhidão e a irritação na pele. Esses sinais podem evoluir para descamações, erupções e até sangramentos, nos casos mais graves. Tudo isso é provocado pela umidade da fralda suja que favorece a absorção das toxinas irritantes pela pele do bebê,  a fricção ajuda a esfolá-la e tanto a falta da luz solar quanto o calor contribuem para a proliferação de alguns fungos intestinais, que também podem provocar ou piorar as assaduras.

De acordo com pediatras, um dos agravantes das assaduras e que é desconhecido pela maioria dos pais, é o uso de lenços umedecidos para limpar o bebê, o ideal é usar água morna e algodão. Por isso, pelo menos até os 9 meses, vale a pena deixar uma garrafinha térmica com água e um pote com algodão junto ao trocador. Já em relação aos cremes e pomadas utilizadas para prevenir e tratar as assaduras, o melhor é utilizar aqueles aqueles a base de óxido de zinco, pois funcionam como uma barreira mecânica as substâncias causadoras da irritação.
A recomendação é passar a pomada em cada dobrinha sempre que trocar a criança, o que deve ser feito de oito a dez vezes por dia, nos bebês mais novos.  Outra dica importante é deixar o bebê sem fralda alguns minutos do dia e para aqueles que ainda mamam, a mãe deve evitar alimentos muito ácidos ou condimentados. Já para os bebês que já consomem alimentos sólidos, deve-se evitar frutas ácidas, como o abacaxi, o morango, a laranja e a pêra, pois estes podem favorecer as assaduras.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: