Antônio Cruz/ABr

Juliana Pereira, secretária nacional do Consumidor: avanço
Brasília (ABr) – Os consumidores brasileiros agora
contam com um novo site para tentar resolver impasses criados pela má
prestação de serviços. Criado para permitir que reclamantes e empresas
reclamadas cheguem a um acordo sem a intervenção do Poder Judiciário, o
portal consumidor.gov.br é diferente de outros sites de reclamações
existentes na internet porque permite que o Poder Público elabore e
implemente políticas de defesa do consumidor a partir das principais
informações disponibilizadas pelos usuários do serviço.
A
plataforma foi desenvolvida e será administrada pela Secretaria
Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. O serviço já pode ser
consultado por consumidores de doze unidades da federação: Acre,
Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São
Paulo.
“A soma da população desses 12 estados representa quase
60% da população brasileira”, disse a secretária nacional do Consumidor,
Juliana Pereira. A expectativa do governo é que o serviço esteja
disponível aos consumidores de todo o país a partir de 1º de setembro
deste ano.
Por se tratar de um serviço mantido pelo Estado, só
será possível apresentar queixas contra as empresas que aderirem
voluntária e formalmente ao site.
De acordo com a secretária
nacional, mais de cem empresas já manifestaram o interesse em se
associar ao consumidor.gov.br, entre elas Banco do Brasil, Bradesco,
Itaú, Caixa, Santander, Embratel, Vivo, Claro, Oi, Tim, Amil, Avianca e
várias outras.
O site servirá para estimular a conciliação, mas
quando o consumidor não se sentir satisfeito com a resposta ou
providências adotadas pelas empresas, deverá procurar o Procon ou o
Poder Judiciário.
Tribuna do Norte
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