Um
erro comum de muitos motociclistas é maltratar a embreagem. Além de
desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de
combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos. A
embreagem administra a força enviada à roda pelo motor. Quando ela está
apertada, o motor gira, mas é incapaz de movimentar a motocicleta. O
sistema é formado por uma série de pequenos discos que giram solidários
pela ação da pressão de molas. Quando o motociclista aciona a manete,
uma alavanca interna atua de modo a separar gradualmente tais discos.
Durante esse movimento ocorre o atrito que promove a gradual desconexão
da energia do motor enviada à roda.
Por
conta deste “esfrega-esfrega” de componentes, a embreagem também é
chamada de fricção, o que ajuda a entender não só seu princípio de
funcionamento, mas também o que representa exatamente maltratar a
embreagem.
'Queimada de embreagem'
Regra
número um: quanto menos tempo a mão estiver agindo na manete de
embreagem de uma moto, melhor. São muitos os motociclistas que, por
preguiça ou desconhecimento, em vez de colocar o câmbio em ponto durante
parada mais prolongada, preferem deixar a mão apertando a manete de
embreagem. A atitude causa o desgaste.
Folga na manete
É sempre necessário que haja uma pequena folga na manete, algo entre 2 a 5 mm, de modo que a ação da embreagem não ocorra nos extremos do curso, ou seja, a embreagem não pode estar exageradamente “alta” e tampouco “baixa”.
Pecado
maior comete quem tem o vício de elevar os giros do motor agindo na
manete. É a conhecida “queimada de embreagem”, nome que, como veremos,
não é um mero apelido.
Fazer
isso uma vez ou outra é aceitável e até necessário em situações
específicas, como ao superar um pequeno obstáculo tipo lombada, evitando
desconfortáveis trancos na transmissão. Porém, se a “queimada” virar
mania, o material presente nos discos da embreagem literalmente se
esfarelará por causa do atrito exagerado e da alta temperatura
decorrente disto. Como os discos trabalham mergulhados em óleo na grande
maioria das motocicletas, o resultado não será apenas desgaste, mas
também a contaminação do óleo, que é o mesmo que lubrifica o motor.
Por
qual razão o óleo passa do belo tom dourado quando novinho ao preto
café? Parte da culpa pode vir de um excessivo desgaste da embreagem, o
que prejudica o poder lubrificante do óleo, irremediavelmente
comprometido por detritos.
Outro pecado comum é não respeitar a regulagem correta recomendada pelo fabricante.
Folga na manete
É sempre necessário que haja uma pequena folga na manete, algo entre 2 a 5 mm, de modo que a ação da embreagem não ocorra nos extremos do curso, ou seja, a embreagem não pode estar exageradamente “alta” e tampouco “baixa”.
Toda a motocicleta é dotada de um fácil sistema de regulagem do cabo,
na saída da manete. Também é possível fazer a regulagem na parte do cabo
que se encontra com a alavanca de acionamento situada no cárter. De
tempos em tempos a regulagem é necessária, pois, como visto, o desgaste
faz parte do jogo. O que não pode é andar com a embreagem desregulada,
pura preguiça que custa caro.
Prologue a vida útil

*Fotos: Divulgação; Roberto Agresti
Do G1
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