Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 31 de agosto de 2013

Como é tratamento de canal

 Tratamento de canal - Como é feito 
O “canal” é um tratamento dentário de escolha para situações em que a polpa do dente está infeccionada e precisa ser retirada. Os casos mais comuns são: dentes quebrados ou trincados, de forma que permitam a entrada de bactérias, e cáries profundas. A polpa é o tecido responsável pela produção da dentina, principal componente do dente. Quando infeccionada ou morta, isto é, sem produzir mais dentina, a polpa enche-se de pus e pode atingir a raiz do dente no maxilar e formar assim um abscesso. Nos casos mais avançados, o abscesso destrói a região óssea ao redor do dente, o que causa muita dor.

O tratamento recebe esse nome pois um canal, formado pela polpa dentro do dente, é feito com  a retirada desta e novamente é preenchido com um material específico. Se tratados da forma correta, os dentes com canal podem nunca mais apresentar problema, mas é preciso seguir a risca as recomendações dadas pelo dentista. Em qualquer caso, esse dente se torna mais frágil e quebradiço, podendo quebrar mais facilmente, uma vez que a parte que o hidrata não estará mais presente.
O canal é preparado inicialmente com a abertura na parte posterior ou na coroa do dente, a depender de sua localização. Em seguida, o dentista removerá a parte infeccionada ou toda a polpa, se estiver morta. Todo o espaço é esvaziado, alarado e limado, etapas que fazem parte da preparação para o preenchimento. O material utilizado é flexível e geralmente possui a forma de um cone, depois de preencher o canal dentro do dente é selado com um cimento dentário. Para dar mais resistência pode-se colocar um pino de plástico ou metálico por cima. A finalização e feita com uma coroa que restaura o formato natural do dente, ou esta e um pino cimentado para o caso de dentes muito danificados.

Nenhum comentário: