Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 31 de agosto de 2013

Cuidados para evitar os efeitos da maresia

Cuidados para evitar os efeitos da maresia
A maresia pode causar estragos irreparáveis em móveis, equipamentos, esquadrias , paredes, enfim, em diversas partes da casa. Os seus efeitos são provenientes da ação do sal que vem do mar e vai se acumulando nas superfícies que encontra pelo caminho. Para garantir que a sua mobília e eletrodomésticos tenham uma vida útil maior é preciso ter alguns cuidados especiais. Para evitar que as paredes externas da casa descasquem em pouco tempo após a pintura, o ideal é utilizar tintas à base de borracha clorada, que apesar de serem mais caras são mais resistentes à ação da maresia.
Outra alternativa é o uso de revestimentos de pedra e cerâmica, que também são bem resistentes e podem ser usados para decoração. Dentro de casa, recomenda-se o uso de tintas naturais, acrílicos específicos ou massas misturadas com tintas que também podem dar efeitos de texturas diferenciadas.

Deve-se dar preferência aos produtos de alumínio que resistem mais a ação corrosiva e quando recebem uma camada de pintura eletrostática ficam livres da ferrugem. Para as torneiras, peças do banheiro e outras do tipo, o ideal é comprar os que tenham sido produzidos com latão, que podem ser tratados com anticorrosivo e pintados com esmalte sintético para terem sua resistência aumentada.
Para proteção dos eletrodomésticos, a dica é utilizar uma camada de silicone líquido. Já os móveis de madeira poderão ser protegidos com uma camada a mais de verniz. As superfícies metálicas deverão ser limpadas com maior freqüência, de preferência com uso de água e sabão neutro, retirando os resíduos depois com um pano seco.
As esquadrias também devem receber a mesma limpeza. Para estas, há uma alternativa que vem sendo bastante utilizada, o uso de PVC na sua montagem. A grande vantagem é que esse material não é atingido pelos efeitos da maresia, mas em contrapartida, podem ficar amarelado com o tempo, por conta dos efeitos dos raios ultravioletas.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: